top of page

Balaio do Cerrado Produtora

Logos - Digital - Balaio do Cerrado.png

A Balaio do Cerrado Produtora, criada para dar suporte ao Grupontapé de Teatro, expandiu-se para atender outros artistas
e grupos, se especializando em conectar patrocinadores e proponentes de projetos culturais e sociais, sempre com soluções estratégicas em áreas como incentivos fiscais, comunicação, responsabilidade social e desenvolvimento humano. Sua missão
é promover o desenvolvimento humano por meio de soluções criativas voltadas para o ambiente corporativo, cidades e cultura.

A produtora se destaca por unir a economia da cultura à sustentabilidade e à empregabilidade, sendo pioneira na produção de eventos como o Seminário de Economia da Cultura e a Semana da Cultura Popular, realizados há mais de uma década em Uberlândia. O case Mil Violas, que estabeleceu um recorde mundial da viola caipira, e o Vozes Cantam a Paz, um coral com mais de mil vozes, são exemplos de projetos que mobilizaram a cidade e geraram impacto cultural significativo.



 

Além disso, a Balaio do Cerrado tem parcerias estratégicas com grandes instituições como o Sebrae, a UFU e multinacionais, sempre buscando soluções que integrem cultura, sustentabilidade e responsabilidade social.


 

Rubem dos Reis, fundador da produtora e ex-vice-presidente do Conselho Estadual de Cultura de Minas Gerais 
(CONSEC-MG), foi um dos responsáveis pela instauração do Plano Estadual de Cultura e um grande disseminador da economia criativa no estado, consolidando a Balaio como referência no desenvolvimento humano e na economia da cultura.

CASES DE SUCESSO

Semana da Cultura Popular e Seminário de Economia da Cultura

Já é tradição que a Semana da Cultura Popular, que desde 2001 contou com a sua décima primeira edição e se propõe a trazer a tona a cultura popular que além de ser um tema relevante, ancora conceitualmente uma programação artística de entretenimento calcada em elementos da cultura popular, possa estimular algum tipo oportunidade de novos encontros e desenvolvimento para os artistas envolvidos com o projeto e reflexão sobre a importância da identidade, da auto estima e do jeito de ser para o público em geral.

Seminário de Economia da Cultura 

Caminhando para a sua 6º edição, busca inserir a discussão sobre as imbricações entre economia, arte, criatividade e cultura, nas políticas e estratégias de desenvolvimento de entidades públicas e privadas e assim favorecer o desenvolvimento sustentável e a geração de trabalho (ocupação e renda) para as classes artísticas, culturais e criativas. baseado nas artes, na cultura e na criatividade

Case Território Criativo

Sua última edição ocorreu em 2023 com a realização da "Premiação Território Criativo" e do "Colóquio Território Criativo“ reconhecendo iniciativas bem-sucedidas que usaram tecnologias artístico culturais e impactaram positivamente para a sociedade socialmente e economicamente na região de Uberlândia, entendendo economia para além da dimensão puramente financeira.

Território Criativo Comprovações.png

Case Mil Violas

Processo de estabelecimento do recorde mundial da viola caipira  no“X Semana de Cultura Popular e III Seminário de Economia da Cultura”

image.png

Case Vozes Cantam a Paz

Um grande coral com mais de mil vozes e ações formativas marcaram a “XI Semana de Cultura Popular e IV Seminário de Economia da Cultura” e movimentaram Uberlândia e Ouro Fino. Matéria MGTV 1 sobre o "Vozes Cantam a Paz"

Vozes Cantam a Paz (11).jpg

Case Usina São Domingos 

Realização do projeto "Bem Viver" onde o patrocinador foi reconhecido na importante pemiação nacional "Prêmio Master Cana Social 2012" pelas ações culturais feitas ao longo de um ano em benefício a comunidade. 

image.png

Case GE

Parceria da GE com o lúdico, uma história de sucesso da empresa com  o Grupontapé que foi mola propulsora a ela para conquistar certificação de nível mundial em tempo recorde, a Global Star.

Captura de tela 2024-10-18 122136.png

Case Usina São José da Estiva​

Projeto que impactou na cidade e qualificou positivamente a empresa patrocinadora, foi apresentado na Sala de Inovação do CONARH - Congresso Nacional de Recursos Humanos

unnamed.png
bottom of page