
A Balaio do Cerrado Produtora, criada para dar suporte ao Grupontapé de Teatro, expandiu-se para atender outros artistas e grupos, se especializando em conectar patrocinadores e proponentes de projetos culturais e sociais, sempre com soluções estratégicas em áreas como incentivos fiscais, comunicação, responsabilidade social e desenvolvimento humano. Sua missão é promover o desenvolvimento humano por meio de soluções criativas voltadas para o ambiente corporativo, cidades e cultura.
A produtora se destaca por unir a economia da cultura à sustentabilidade e à empregabilidade, sendo pioneira na produção de eventos como o Seminário de Economia da Cultura e a Semana da Cultura Popular, realizados há mais de uma década em Uberlândia. O case Mil Violas, que estabeleceu um recorde mundial da viola caipira, e o Vozes Cantam a Paz, um coral com mais de mil vozes, são exemplos de projetos que mobilizaram a cidade e geraram impacto cultural significativo.
Além disso, a Balaio do Cerrado tem parcerias estratégicas com grandes instituições como o Sebrae, a UFU e multinacionais, sempre buscando soluções que integrem cultura, sustentabilidade e responsabilidade social. Entre suas realizações estão filmes, documentários, CDs, e treinamentos voltados para a melhoria de competências e desempenho, como SIPATs, campanhas de saúde e meio ambiente, e consultorias para políticas empresariais.
Rubem dos Reis, fundador da produtora e ex-vice-presidente do Conselho Estadual de Cultura de Minas Gerais (CONSEC-MG), foi um dos responsáveis pela instauração do Plano Estadual de Cultura e um grande disseminador da economia criativa no estado, consolidando a Balaio como referência no desenvolvimento humano e na economia da cultura.



Cases de Sucesso
Semana da Cultura Popular e Seminário de Economia da Cultura
Já é tradição que a Semana da Cultura Popular, que desde 2001 contou com a sua décima primeira edição e se propõe a trazer a tona a cultura popular que além de ser um tema relevante, ancora conceitualmente uma programação artística de entretenimento calcada em elementos da cultura popular, possa estimular algum tipo oportunidade de novos encontros e desenvolvimento para os artistas envolvidos com o projeto e reflexão sobre a importância da identidade, da auto estima e do jeito de ser para o público em geral.
Seminário de Economia da Cultura
Caminhando para a sua 6º edição, busca inserir a discussão sobre as imbricações entre economia, arte, criatividade e cultura, nas políticas e estratégias de desenvolvimento de entidades públicas e privadas e assim favorecer o desenvolvimento sustentável e a geração de trabalho (ocupação e renda) para as classes artísticas, culturais e criativas. baseado nas artes, na cultura e na criatividade

Case Território Criativo
Sua última edição ocorreu em 2023 com a realização da "Premiação Território Criativo" e do "Colóquio Território Criativo“ reconhecendo iniciativas bem-sucedidas que usaram tecnologias artístico culturais e impactaram positivamente para a sociedade socialmente e economicamente na região de Uberlândia, entendendo economia para além da dimensão puramente financeira.

Case Mil Violas
Processo de estabelecimento do recorde mundial da viola caipira no“X Semana de Cultura Popular e III Seminário de Economia da Cultura”

Case Vozes Cantam a Paz
Um grande coral com mais de mil vozes e ações formativas marcaram a “XI Semana de Cultura Popular e IV Seminário de Economia da Cultura” e movimentaram Uberlândia e Ouro Fino. Matéria MGTV 1 sobre o "Vozes Cantam a Paz"

Case Usina São Domingos
Realização do projeto "Bem Viver" onde o patrocinador foi reconhecido na importante pemiação nacional "Prêmio Master Cana Social 2012" pelas ações culturais feitas ao longo de um ano em benefício a comunidade.

Case GE
Parceria da GE com o lúdico, uma história de sucesso da empresa com o Grupontapé que foi mola propulsora a ela para conquistar certificação de nível mundial em tempo recorde, a Global Star.

Case Usina São José da Estiva
Projeto que impactou na cidade e qualificou positivamente a empresa patrocinadora, foi apresentado na Sala de Inovação do CONARH - Congresso Nacional de Recursos Humanos
